Lula libera construção da Usina Belo Monte sem ouvir os Povos Indígenas

Lula libera construção da Usina Belo Monte sem ouvir os Povos Indígenas

O Presidente Lula assinou no dia 26 de Agosto o contrato de concessão da Usina Belo Monte (Altamira-Pará) violando mais uma vez os Direitos Humanos e Constitucionais de nós Indígenas. Segundo o Presidente a oba significa uma “vitória do setor energético”.
Eu pergunto: E AS MAIS DE  50 MIL PESSOAS (indios e ribeiinhos) QUE VIVEM ÀS MARGENS DO RIO XINGU???????????
Será que elas acham isso???  Para muitos desses essa obra é a “sentença de morte do Xingu”.
Vale dizer que agindo assim não se levou em conta os acordos internacionais como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção sobre Diversidade Biológica, que exigem o consentimento livre, prévio e informado dos Povos Indígenas e Comunidades Locais em caso de empreendimentos que afetem as vidas das Populações Indígenas.
Esse ato arbitrário foi assinado antes do Ibama ter concedido Licença para a obra e antes de julgadas as 15 ações civis pública conta a Licença Prévia, contra o leilão e por violação de Direitos Humanos e Constitucionais das populações ameaçadas
Vejam o vídeo que encontrei no canal do Greenpeace Brasil no youtube. Ele explica dieitinho tudo que vai acontecer… mostra a indignação de nossos parentes, as conseqüências e quem realmente será beneficiado com a obra…

Acampamento Terra Livre 2010 na Rede

Queridos Amigos, Parceiros e Parentes,
Está acontecendo em Campo Grande- MS (16 a 19/09), o Acampamento Terra Livre 2010 e a Rede Índios on Line com seus Gestores Graciela Guarani, Curupaty Abaeté e Alex Pankararu e a Tuxáua Potyra Tê Tupinambá se fazem presente para a cobertura indígena do evento.
Fizemos uma longa e cansativa viagem até aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas estamos confiantes que esse encontro é muito importante para nós Povos Indígenas e também para a expansão da Rede Índios on Line.
O Acampamento está acontecendo dentro da Aldeia Urbana Marçal de Souza, a primeira Aldeia Urbana do país que foi fundada na década de 90. O evento começou ontem com uma Coletiva para a Imprensa às 15:30 mas nós da Rede só chegamos às 2:00 da madrugada de hoje dia 17/09.
As atividades deste dia se iniciaram com um ritual dos Guarani, e depois iniciaram as falas dos Organizadores do Evento a APIB e de outras organizações indígenas como Romão Terena da ARPIPAN, Anastácio Peralta da AGUASU, Romancl Cretã da ARPINSUL, Timoteo Vera Guarani da ARPINSUDESTE, Iraja Pataxó da  APOINME e Marcos Aporinã da COIAB. Logo depois foi dada a palavra aos coordenadores das Delegações presentes. Estão presentes aproximadamente 20 delegações.
A equipe da Gestão coletou imagens e depoimentos para a elaboração de um mine documentário. Nesta manhã foram várias as falas pedindo apoio, como a Campanha Opará, Demarcaões, contra a criminalização das lideranças, prisões arbitrárias, contra Belo Monte, ficou claro que nós Povos Indígenas precisamos nos unir. Índios on Line pode conribuir muito para que isso aconteça.
Houve grandes críticas ao Estado do Mato Grosso do Sul – estado que mais discrimina os indígenas -  que se negou a apoiar o evento no Estado na liberação de espaços públicos. Finalizamos a manhã com uma benção do Cacique Getúlio do Povo Guarani de Dourados.
As atividades da tarde se iniciaram com a apresentação da Dança do Guerreiro do Povo Terena. Foi aberta então a fala para as Lidernças e Caciques locais falarem da situação das Terras Indígenas no Mato Gosso do Sul. Foram depoimento emocionados, com relatos de injusiças, violência e discriminação.
As lideranças de Dourados foram taxativas ao falarem da violência em suas retomadas. No assassinato de parentes, na distruição de suas moradias, na discriminação e na certeza de que continuarão lutando. Uma Liderança de Dourados disse: “Eu não quero compra de Terra. Eu não sou Sem-Terra. Eu sou Índio” ao se refrir à compra d terra para seu povo. e terminou dizendo:“O índio existe, stá vivo”

As atividades de hoje finalizaram com o Painel: Situação dos Direitos Indígenas e da política indigenista, ressaltando o direito territorial, criminalização de lideranças e grandes empreendimentos que impactam as terras indígenas, com destaque  à grave stuação das terras indigenas do Mato Grosso do Sul com a presença do MPF e lideranças.
Esta matéria foi feita em parceria pela equipe de Gestão:
Texto – Potyra Tê Tupinambá
Fotos – Graciela Guarani
Imagens  – Alex Pankararu
Vídeo – Curupaty Abaeté

Uma semana de Vídeo Índio Brasil na Aldeia Itapoã

Aconteceu durante a semana de 31 de Julho a 07 de Agosto na Aldeia Itapoã do Povo Tupinamba de Olivença- Ilheus-Bahia a Mostra Vídeo Índio Brasil.
A mostra se iniciou com 2 dias de oficinas da equipe de gestão da Rede Índios on Line, da Tuxáua Potyra Têpara jovens Tupinambá. Nas oficinas foram abordados temas como Cidadania, Protagonismo Juvenil, Ciberativismo, Etnojornalismo e Audiovisual. Os jovens da Aldeia fizeram um vídeo de ficção . Eles mesmo fizeram o texto, roteiro, imagens, e a edição.

Foram 07 dias onde pudemos ver e ouvir nossos parentes de outras naçoes e aprender com eles seus modos de vida. Vimos que muitos sofrem problemas parecidos aos que passamos aqui no Povo Tupinambá. Foi muito importante para nós este intercâmbio.
Gostamos muito de ver o filme Indígenas Digitais que teve filmagens aqui na Aldeia e saber que em vários outros Municípios outras  pessoas também assistiram, nos viram e aprenderam conosco.
Dos Filmes apresentados o que mais nos chamou a atenção foi o filmeCurumbiara, pois nos identificamos
com as situações de perseguição e conflitos em que vivemos aqui em nossa Terra Indígena. Nós aqui o povo Tupinambá também temos mini-documentários que retratam estas situações de conflito.

Unidos pela Lei Griô Nacional

Aconteceu hoje na Assembléia Legislativa da Bahia, que fica no Centro Administrativo em Salvador umaAudiência Pública em prol da votação da Lei Griô.
Estiveram presentes diversos mestres da Tradição oral, aprendizes, representantes do MinC, Secult-ba e SEC-Ba.
O evento e iniciou com várias rodas com cantigas tradicionais, pandeiros, sambadeiras… houve uma verdadeiro Intercambio de saberes e Tradicões.
Índios on Line se fez presente com a presença do Griô Aprendiz Atiã Pankararu e Aratycum Pankararu.
Potyra Tê Tupinambá, Tuxaua também se fez presente em apoio à Rede Griô Nacional em prol dessa Lei tão importante para a Cultura Brasileira e a Política Nacional de Transmissão oral do Brasil.
Para conferir o texto completo do Projeto de Lei acessem: www.acaogrio.org.br