Descobrimento do Brasil? Não! 510 anos de invasão!




No Brasil estimam-se existir aproximadamente 600 mil indígenas, somando 233 povos com 180 línguas diferentes, sendo o equivalente a 0,2 % da população brasileira. Isso para nós indígenas é bastante triste, pois quando o hoje chamado Brasil foi invadido pelos Portugueses, há 510 anos, nós os verdadeiros donos  desta terra éramos 2 a 4 milhões de pessoas pertencentes a 1.000 povos diferentes.
Nós indígenas ao longo dos séculos sofremos todos os tipos de extermínio: epidemias, conflitos armados, escravização, assassinatos, desorganização social e cultural gerados pela pressão invasora, o que nos levou a um declínio demográfico assustador.
Hoje nós Povos Indígenas brasileiros estamos em um processo de revitalização. Muitos povos que estavam escondidos começaram a ressurgir. Segundo dados o ISA (Instituto Socioambiental www.soioambiental.org.br) a maioria dos povos indígenas tem crescido uma média de 3,5% ao ano, o que para nós é motivo de alegria.
A dívida do Estado Brasileiro com as populações indígenas é impagável, pois teria que nos devolver quase a totalidade do território Brasileiro. Sendo isto inviável, o Estado Brasileiro tem o dever de desenvolver uma política indigenista eficaz, com políticas públicas sérias, que conscientize a sociedade como o todo da importância indígena e de nossa diversidade cultural, devendo encaminhar política e administrativamente alternativas capazes de desenvolver uma política indigenista justa, capaz de nos devolver a dignidade que tanto merecemos.
Existem no Brasil, povos indígenas em todas as suas partes, somando 650 Terras Indígenas, 13% do Território Nacional, sendo que a sua maioria se encontra na Amazônia Legal.
Mesmo depois de tantos anos de domínio, escravização e extermínio,  nós povos indígenas estamos hoje fortalecidos, cientes de nossos direitos originários e dispostos a lutar por eles até que possamos viver felizes em nosso Território Tradicional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário