Prêmio Tuxáua 2009 – do Ministério da Cultura - Secretaria de Cidadania Cultural - SCC/MinC Relatório Parcial – Período Janeiro a Maio de 2010

Prêmio Tuxáua 2009 – do Ministério da Cultura - Secretaria de Cidadania Cultural - SCC/MinC
Relatório Parcial – Período Janeiro a Maio de 2010
O Projeto Índios on Line com Cidadania surgiu da necessidade dos Indígenas participantes do Ponto de Cultura Índios on Line de conhecerem melhor seus direitos.
O Ponto de Cultura índios on Line, é uma Rede de Comunicação Indígena, uma Etnomídia Livre e conta com a participação de indígenas em todas as regiões brasileiras.

Nesta primeira etapa do Projeto foi feita uma grande reunião em Janeiro no IV Encontrão da Rede Índios on Line no Pontão de Cultura Esperança da Terra  (São José da Vitória - Bahia) que contou com a presença de indígenas de várias partes do Brasil (30 indígenas), onde foi apresentado o Prêmio Tuxáua e o Projeto Índios on Line com Cidadania e de forma colaborativa decidir os encaminhamentos e temas que seriam tratados nas Comunidades.
Ainda em Janeiro foi feita outra reunião desta vez em São Paulo na Campus Party com 12 indígenas da Rede Índios on Line para também em forma colaborativa pensar o espaço virtual que seria criado para o aperfeiçoamento do Projeto. Ficou decidido que o Espaço se chamaria Cibercidadania Indígena, um espaço para aprendizado dos direitos indígenas e para o Ciberativismo Indígena, uma Comunidade Colaborativa de aprendizagem e que este espaço seria criado na segunda etapa do projeto após as oficinas nas Comunidades e a ouvida de outros parentes.
Em Fevereiro foram feitas 2 oficinas no Povo Indígena Pataxó Hãhãhãe, Terra Indígena Catarina Paraguassú Caramuru em Pau Brasil-Bahia. A primeira oficina se deu em uma Retomada onde estavam 15 família e na sede onde se encontra o Ponto de Cultura local. Uma área de conflito com fazendeiros que estava para ser reintegrada pela Polícia Federal. Nesta primeira ação foi articulado com os jovens uma cobertura indígena do conflito e divulgação nos índios on line e ações ciberativistas visto terem recebido uma antena de conexão GESAC na região do conflito.
 
A segunda etapa das oficinas em Pataxó Hãhãhãe foi feita em parceria com a Gestão da Rede Índios on Line e contou com a presença de jovens das várias comunidades Pataxó Hãhãhãe.  Na oficina Tuxáua foram tratados os temas Cidadania, Direitos Humanos, Direitos Constitucionais Indígenas, Protagonismo Juvenil e Ciberatismo. Das oficinas saíram várias ações de Cidadania realizadas pelos jovens. A pedido da Comunidade ficou agendada mais uma oficina para junho com as mulheres indígenas sobre direitos da mulher e a Lei Maria da Penha.
 

Em março, em Parceria com o Documentário Transformação Etnodigital, premiado pelo Prêmio Nós na Tela do Ministério da Cultura, foi feito um intercâmbio entre Jovens Tupinambá, Pankararu e Potiguara. Os Jovens Tupinambá saíram da Aldeia Itapoã em direção à Aldeia Brejo dos Padres, Povo Pankararu (Jatobá-Pe) e após para a Aldeia Forte do Povo Potyguara (Baia da Traição-PB). Nas oficinas que aconteceram em Potiguara os jovens fizeram um intercambio cultural, em rodas de conversas sobre suas realidades, sobre direitos indígenas, protagonismo juvenil, ciberativismo e refletiram sobre o que é ser indígena. Foram 10 dias de intensas emoções e grandes aprendizados.
No mês de Abril a Índios on Line com Cidadania em parceria com o Pontão Esperança da Terra, fez uma ação de apoio aos Tupinambá da Serra do Padeiro que tiveram seu Cacique (Babau) brutamente preso em Março pela Polícia Federal em uma atitude de preconceito e criminalização das Lideranças. Foi feita na comunidade reuniões sobre cidadania, direitos humanos e a importância do Ciberativismo em momentos como estes em que a Justiça Brasileira se nega a respeitar os Direitos Indígenas Constitucionais e Internacionais. Foram feitos vídeos para mostrar a realidade dos Tupinambá da Serra do Padeiro e buscar apoio internacional.
 Em maio Índios on Line com Cidadania realizou a pedido das Comunidades  2 oficinas, uma no Povo Indígena Pankararu (Jatobá-PE) para Professores Indígenas e uma no Povo Indígena Kariri Xocó (Porto Real do Colégio –AL) para jovens indígenas do Ponto de Cultura Horizonte Circular.
Em Pankararu foram tratados temas como Cidadania Indígena, Direitos Constitucionais Indígenas e Direitos da Educação Escolar Indígena.

 

Em Kariri Xocó em rodas de conversas foram tratados os temas gestão compartilhada, elaboração de projetos, cidadania, direitos constitucionais indígenas.
 
Foram feitas ainda ao longo desses 5 meses diversas ações no Pontão Esperança da Terra
Das atividades desenvolvidas até o momento sairão 3 Mini Documentários com os temas: Cidadania Indígena e Protagonismo Juvenil, Educação Escolar Indígena e Gestão Compartilhada e Elaboração de Projetos. Estes Documentários serão distribuídos para Pontos de Cultura Indígenas, Escolas Indígenas sendo tudo em Creative Crommons. Os materiais utilizados nas oficinas estão disponíveis em no espaço ainda em construção: http://indiosonlinecomcidadania.blogspot.com/. Gostaria de ajuda para elaboração do espaço virtual de Ciberativismo Indígena o que sozinha não tenho conseguido.
Estão previstos para os próximos meses:
v  Finalização dos vídeos Educativos
v  oficina em Pataxó Hãhãhãe para mulheres prevista para junho;
v  Oficina em Pataxó do Prado – Prado-Bahia
v  Filmagem e edição de mais 1 mini documentário sobre Direitos da Mulher;
v  oficina na Esperança da Terra – data a confirmar;
v  Contatos e Oficinas em 05 Pontos de Cultura com foco em Indígenas. A princípio seria 05 Pontos de Cultura Indígenas do Nordeste, mas como ainda não foram implementados o contatos serão feitos com Pontos de Cultura com ênfase em Indígenas ou em Aldeias.
v  Elaboração de espaço virtual para aperfeiçoamento dos temas das oficinas: Comunidade Colaborativa de Aprendizagem: Ciberativismo Indígena;
v  Participação do Simpósio: Indígenas e Usos da Internet que ocorrerá em São Paulo na USP;
v  Elaboração e circulação de 01 Cartilha on Line sobre Direitos Indígenas com base nas experiências e vivências das oficinas presenciais e on Line;

Ilhéus, 02 de Junho de 2010

Potyra Tê Tupinambá
Ivana Cardoso de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário