Acampamento Terra Livre 2010 na Rede
Queridos Amigos, Parceiros e Parentes,
Está acontecendo em Campo Grande- MS (16 a 19/09), o Acampamento Terra Livre 2010 e a Rede Índios on Line com seus Gestores Graciela Guarani, Curupaty Abaeté e Alex Pankararu e a Tuxáua Potyra Tê Tupinambá se fazem presente para a cobertura indígena do evento.

O Acampamento está acontecendo dentro da Aldeia Urbana Marçal de Souza, a primeira Aldeia Urbana do país que foi fundada na década de 90. O evento começou ontem com uma Coletiva para a Imprensa às 15:30 mas nós da Rede só chegamos às 2:00 da madrugada de hoje dia 17/09.
As atividades deste dia se iniciaram com um ritual
dos Guarani, e depois iniciaram as falas dos Organizadores do Evento a APIB e de outras organizações indígenas como Romão Terena da ARPIPAN, Anastácio Peralta da AGUASU, Romancl Cretã da ARPINSUL, Timoteo Vera Guarani da ARPINSUDESTE, Iraja Pataxó da APOINME e Marcos Aporinã da COIAB. Logo depois foi dada a palavra aos coordenadores das Delegações presentes. Estão presentes aproximadamente 20 delegações.


Houve grandes críticas ao Estado do Mato Grosso do Sul – estado que mais discrimina os indígenas - que se negou a apoiar o evento no Estado na liberação de espaços públicos. Finalizamos a manhã com uma benção do Cacique Getúlio do Povo Guarani de Dourados.
As atividades da tarde se iniciaram com a apresentação da Dança do Guerreiro do Povo Terena. Foi aberta então a fala para as Lidernças e Caciques locais falarem da situação das Terras Indígenas no Mato Gosso do Sul. Foram depoimento emocionados, com relatos de injusiças, violência e discriminação.


Esta matéria foi feita em parceria pela equipe de Gestão:
Texto – Potyra Tê Tupinambá
Fotos – Graciela Guarani
Imagens – Alex Pankararu
Vídeo – Curupaty Abaeté
Nenhum comentário:
Postar um comentário